Contato

+55 (45) 3025-2829

Whatsapp

+55 (45) 9118-2401

Foz do Iguaçu

7º Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação

7º Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação
100Fronteiras 100Fronteiras
06/09/2017 10:05hs

O Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CiKi) realiza, em Foz do Iguaçu (PR), a sua 7ª edição. O evento acontece na próxima semana, dias 11 e 12 de setembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

 

O CiKi busca promover o desenvolvimento conceitual, metodológico e estimular a prática de gestão do conhecimento, de capital intelectual e de gestão da inovação. Reúne representantes de instituições públicas, privadas, acadêmicas e do terceiro setor, em discussões, palestras, troca de experiências, apresentação de novas tendências e estudos na área. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio de instituições nacionais e internacionais.

 

“Conhecimento e Inovação são tema de grande interesse da atualidade, principalmente porque a competitividade de empresas, territórios e nações depende da capacidade de geração de conhecimento e da inovação”, destaca a Assessora do Conselho Diretor do PTI, Maria Angelica Jung Marques. “O que é especial é que o evento está focado em trazer o debate integrando as Américas e Caribe, e o elemento aglutinador são as universidades, e o seu papel na geração e disseminação do conhecimento em conjunto com governos, sociedade e empresas na geração da inovação”, aponta.

 

“Conhecimento e Inovação: energia para o desenvolvimento” é tema desta edição, e tem total sinergia com o local onde será realizado, no PTI. O Parque tem como missão promover o desenvolvimento territorial sustentável e para isso mantém diversos projetos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, estimulando a geração de conhecimentos e competências. “Para cada edição do CiKi, buscamos pares que tenham histórico em processos de inovação, como é que o caso do PTI, que já é um marco por toda a sua atuação em prol do desenvolvimento regional, para a melhoria da qualidade de vida, e adensamento da inovação”, avalia o professor doutor Paulo Selig, da UFSC, coordenador geral do CiKi 2017.

 

O congresso é anual, realizado alternadamente no Brasil e no exterior. A premissa de que o conhecimento é matéria-prima para fomento dos processos de inovação embasa a temática dos trabalhos. “As temáticas abordadas no Ciki giram em torno da inovação e o desenvolvimento sustentável de cidades e territórios, trazendo especialistas mundiais nesses temas”, pontua Maria Angélica.

 

Na programação estão previstas 15 atividades, entre palestras; networking temático; e mesa redonda, além da apresentação de um total de 187 artigos, de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Os interessados em participar do CiKi devem realizar inscrição no site http://congresociki.org. O investimento é de R$ 430,00.